Menu

Audiobook: conheça esse mercado em crescimento

Ler um livro é realmente fantástico, a gente passa a fazer parte das histórias e se identifica à cada página escrita, cada detalhe contado. Melhor ainda é quando esse livro tem todo o seu conteúdo narrado. Este é um mercado que vem se expandindo cada vez mais. Estamos falando do audiobook (ou audiolivro, em português), no qual as gravações com o conteúdo do livro são feitas em estúdio.

 

Pode-se comparar esta atividade com as antigas radionovelas, já ouviram falar? Na década de 40, estas "novelas" foram uma febre onde personagens viviam suas histórias e tinham suas experiências contadas e especialmente adaptadas para o Rádio. O audiobook tem inúmeras funcionalidades, dentre elas a otimização do tempo, afinal muitas pessoas desejam ler mais, estudar mais, e até mesmo aprender outros idiomas. Com os dias cada vez ‘menores’ e mais restritos, as pessoas têm procurado algo que otimize e facilite o aprendizado.


É aí que entra o audiobook, prontinho para fazer parte da rotina diária dos estudantes e empresários. Com o audiobook todos aprendem e absorvem as ideias de um determinado livro, apenas utilizando um fone de ouvido. Este mercado anda crescendo de forma considerável. O cotidiano tumultuado dos grandes centros urbanos e dos cidadãos ajudou bastante nessa expansão.

 

O formato de audiobook pode variar entre MP4, MP3, WMA ou OGG, e possuem versões gratuitas ou pagas, muitas delas disponíveis para download na Internet. Geralmente as gratuitas são narradas por profissionais voluntários, e apresentam menor qualidade em relação às pagas, ou ainda não possuem os recursos necessários para uma boa produção dos audiobooks. As versões pagas utilizam narradores profissionais na arte de contar histórias.

 

Geralmente a produção é feita em estúdio, antecedendo uma boa edição e adição de efeitos sonoros. O audiobook é a modalidade do livro tradicional voltado para pessoas com dificuldade de concentração na leitura, deficientes visuais e para aqueles que não têm tanto tempo para sentar e ler um bom livro com calma. Uma grande vantagem do audiobook é que você pode utilizá-lo durante as atividades físicas, como por exemplo pedalando pela cidade com sua bicicleta, caminhando, durante o trajeto no ônibus e até mesmo na academia.

 

 

O audiobook faz parte de um mercado amplo nos Estados Unidos. Até 2014, mais de 225 mil livros tiveram seus conteúdos transformados em áudio. Mas ainda não é o bastante, os americanos seguem atrás dos maiores produtores e consumidores de audiobooks do mundo: os alemães. Por lá, até mesmo títulos de autores brasileiros se tornaram audiobooks. No Brasil, esta modalidade de livro demorou um pouco para chegar e se firmar; até um tempo atrás eram poucos os exemplares encontrados na língua portuguesa. Já no idioma inglês a variedade era bem ampla.

 

Com o tempo, os empreendedores brasileiros passaram a enxergar o audiobook como necessidade, tamanha importância que ele agregava para o mercado (que dava sinais de expansão). Com os avanços tecnológicos, até mesmo a leitura passou a ter mais facilidade, as novas empresas têm investido neste ramo com o objetivo de simplificar a vida dos fãs de livros. As novas empresas visam a otimização do tempo, praticidade e facilidade em estudar novos conteúdos e aperfeiçoar conhecimentos.

 

Os títulos mais transformados em áudio são os ‘best sellers’ (ou livros recordes de vendas), e que fizeram um grande sucesso. As apostilas de concursos públicos também movimentam ativamente o mercado brasileiro. Atualmente existem aproximadamente mil títulos em português, e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais, devido à facilidade que o audiobook proporciona. O mercado espera atrair novos investidores e empresas capacitadas que fortaleçam o ramo cada vez mais.

voltar ao topo

FALE COM A DESIGN DA VOZ!

(11) 2028.9432 | 99778.4321
contato@dvoz.com.br