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Identidade sonora: da trilha à escolha da voz

Depois das identidades visual, pessoal e olfativa, uma nova identidade vem tomando conta do mercado: a identidade sonora. Várias marcas famosas utilizam este método como para divulgar suas empresas. A presença da marca sonora faz com que as emoções do público alvo sejam estimuladas, sejam tocadas.

 

É graças à identidade sonora que, muitas vezes, a marca e o produto ficam na cabeça das pessoas. O som exerce uma enorme influência no corpo humano, pois a mensagem transmitida é registrada em uma parte específica do cérebro, responsável por estimular as emoções.

 

A música faz parte de nossas vidas há muito tempo, as trilhas sonoras dão vida à novelas, filmes e à vida real. Para cada momento existe um registro sonoro que ficará marcado ou estilizado, afinal não temos como imaginar um filme ou jogo de ação no videogame sem qualquer tipo de trilha. Seria exaustivo, o enredo se tornaria completamente sem graça e sem vida.

 

Conquistar e fidelizar o público é uma tarefa difícil, mas com a escolha de uma boa trilha sonora e cenas inteligentes, tocantes e que sejam facilmente lembradas, o sucesso estará garantido e o cliente mais próximo da empresa. É exatamente este sentido que a trilha dá as marcas que buscam inserção no mercado. Já reparou que algumas trilhas combinam demais com os momentos? Elas acabam até sendo transformadas em jingles de assinatura de grandes empresas, dando origem então à identidade sonora. É o caso de marcas como Itaú, Petrobrás, Vivo e Coca-Cola.

 

VEJA ALGUNS ESTÍLOS DE LOCUÇÃO

 

Nós já conhecemos vários tipos de jingles e músicas características muito populares no mundo dos negócios; eles são utilizados há muito tempo, e acabam se tornando a identidade sonora destas empresas e suas campanhas, aparecendo em todos os lugares, comerciais de rádios e televisões. Da mesma forma que a trilha é escolhida a dedo, o profissional que colocará a voz no Sound Branding (identidade sonora da marca a partir do perfil da empresa) será pesquisado, treinado e praticará o tom de voz ideal para a comunicação dos produtos da marca.

 

A identidade sonora de determinada marca (também conhecida por Audio Branding), cria expressões e consequentemente estratégias para a divulgação perfeita e a conquista do consumidor. Casar a trilha com o registro de voz pode ser algo marcante e que faça, automaticamente, o consumidor associar o áudio ao produto, e o produto à empresa em questão. O som influencia nossas ações e nosso comportamento, justamente pela associação que acontece quando um consumidor assiste a um comercial de rádio ou televisão.

 

Para se elaborar a identidade sonora de uma marca, são necessários estudos de marketing minuciosos e muito bem elaborados. Tudo começa pelo conceito da empresa, o público alvo, sua missão e seus valores. A voz ideal surge através dessa vasta pesquisa, acompanhada de testes de locução e uma variedade de entonações e trilhas que servirão de exemplo para a escolha final. Qual a melhor voz para acrescentar no logotipo sonoro? Uma voz feminina mais firme ou uma voz masculina mais suave? Todas estas características serão apontadas durante o rascunho do projeto, assim como a trilha que dará vida e identidade ao comercial da marca.

 

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE TRILHA SONORA EMPRESARIAL

 

A Identidade Sonora (Sound Branding) destaca a personalidade e as características da uma empresa através de sua logomarca sonora. Com ela é possível fidelizar o público e chamar atenção de diversos consumidores. Portanto, muita calma na hora de escolher a voz e a trilha finais que serão responsáveis pela linha de frente de seus produtos, de sua marca e empresa.

 

O mercado sonoro espera ansiosamente pela sua marca. Reúna os melhores profissionais e entre para ganhar, sempre!

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